You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

AGE UNIMED PORTO ALEGRE

A importância da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) do orçamento

Veja um resumo dos assuntos tratados em nossa AGE realizada em 19 de dezembro de 2024.

O presidente Márcio Pizzato abordou, de início, o volume de beneficiários da Saúde Suplementar no Brasil, mostrando que temos em torno de 51 milhões de vidas cobertas.

As taxas de sinistralidade das operadoras apresentaram, em média, pequena queda em relação ao ano de 2023, o que representa impacto positivo em relação ao resultado operacional. Algumas singulares do sistema Unimed ainda apresentam resultados muito preocupantes, como Natal, Recife, Fortaleza, Goiânia e Cascavel.

No cenário do Sistema Unimed, ocupamos o Top 2 em resultado líquido das singulares, apenas atrás da Unimed BH.

Na AGE foi destacada a nossa forte atuação social e comunitária durante a enchente, abordando as nossas ações em prol da sociedade e do sistema de saúde como um todo, fortalecendo a imagem da Unimed Porto Alegre em nosso estado.  Exemplo emblemático foi a nossa participação no mutirão de retirada de mais de 300 pacientes do Hospital Mãe de Deus em noite heroica. Foi lembrado o adiantamento do Complemento de Honorário, em 20 de junho de 2024, no montante de 30,37 milhões de reais, incluindo 3,37 milhões por antecipação de PVC.  Foi uma forma de atenuar a redução de receita de muitos cooperados, foco de sensibilização do Conselho de Administração.

Dentre os desafios para 2025, encontram-se os custos progressivos pelo envelhecimento da população. Já ocupamos o primeiro lugar em proporção de idosos no país. Também as novas e exponenciais inclusões no Rol da ANS nos demandarão custos de cerca de 60 milhões de reais em 2025 (76% acima de 2023). Outro desafio robusto é o número gigante de pacientes que recebem Terapias Especiais, especialmente por TEA. São projetados valores como 66 milhões de reais em 2025 para atender os tratamentos prescritos para estes pacientes.

Ainda entre os desafios para o próximo ano, cite-se a ampliação de leitos por nossos principais prestadores, tanto de internação como de UTI, além da chegada e afirmação de novo player, o Hospital Nora Teixeira. A ampliação da oferta não diluiu custos, somou valores e ampliou a nossa sinistralidade.

A nossa projeção inclui elevação da receita líquida em 12,1% e aumento do número de clientes em 2,6% para 2025. A remuneração médica está projetada para aumentar em 16%, lembrando que a projeção não é exclusiva para honorário médico, inclui juros sobre o capital próprio da cota capital, 12% ao ano, máximo previsto em lei.
 
Em 20 de dezembro de 2024 foi distribuído valor ao sócios equivalente a 0,35 da média de produções entre dezembro de 2023 e novembro de 2024 (segunda distribuição do ano).

O Benefício do Plano Médico, com pagamento linear nas faixas etárias, a valores subsidiados, deve prosseguir, agregando valor ao nosso cooperado ao longo se sua carreira.